sábado, 27 de Abril de 2024  17:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2007

Posição cimeira de JB no ranking dos semanários do distrito


Jornal da Bairrada premiou o mérito

O salão nobre da câmara municipal de Oliveira do Bairro foi pequeno para a grande plateia de alunos, professores, pais e também políticos, que marcaram presença na cerimónia da entrega dos Prémios Escolares do Jornal da Bairrada, na última sexta-feira, evento que foi presidido pelo adjunto do governador civil, Fernando Mendonça. E onde houve uma surpresa que mereceu muitas palmas.

Feliz dia. Abriu a sessão o director do Jornal da Bairrada, António Granjeia, que focalizou a razão maior daquela festa - a entrega dos prémios JB, que constituem "um estímulo reforçado" para os estudantes do concelho de Oliveira do Bairro - iniciativa onde investe 5.250 euros, em parceria com alguns mecenas da cultura.

Não poderia deixar de referir a posição cimeira de JB no ranking dos semanários do distrito, a integração no Grupo da Sojormédia, a política do governo na dolorosa questão do Porte Pago, que tem vindo a ser reduzido, o que agrava o custo das assinaturas para o país e sobretudo para o estrangeiro. Deixou mesmo uma provocação ao adjunto do governador civil, pedindo-lhe que leve a carta a Garcia: "que se altere o quase monopólio da distribuição dos jornais em Portugal, permitindo de facto o aparecimento de empresas que concorram eficazmente com os Correios, passando os benefícios para os assinantes".

Referindo-se aos premiados, António Granjeia elogiou "o trabalho árduo", a perseverança, a dedicação e "interesse pelo estudo e pela escola e "a vontade de aprender e descobrir" de cada um, atitudes que concorreram para "a alegria deste dia". Alegria que era extensiva aos pais e professores que "vos guiam e orientem nesta etapa fundamental da vossa formação, acabando por deixar-lhes um recado: "Acreditem que sem eles tudo seria muito mais difícil".

"Hoje estamos gratos pelo vosso empenho e desempenho. Sentimo-nos felizes, mesmo muito felizes, por termos a possibilidade de vos podermos premiar hoje, mas, sobretudo, porque sabemos e temos a certeza que vocês serão um exemplo e uma referência para os vossos colegas mais novos", concluiu o director.

Premiar o mérito. O presidente da câmara, Mário João Oliveira, felicitou a iniciativa de JB que premeia "os que, por mérito, merecem ser premiados", porque, afinal, premiar o trabalho, o esforço e o empenho "foi sempre uma boa iniciativa", até como exemplo para outros que, com esforço, dedicação e, sobretudo, trabalho, "amanhã possam ser os premiados" . Realçou o papel importante que têm pais e professores na preparação dos seus filhos e alunos para o futuro, "O futuro do concelho e do país está nas mãos dos pais e professores", salientou, não deixando de lamentar que, por vezes, os pais se demitam da educação dos seus filhos, que "são o melhor tesouro, que está a crescer".

A Gramática dos afectos. Entretanto, chegava a hora dos oradores e a língua portuguesa, como mãe que é, esteve em primeiro lugar. Adélia Maria Cabral, referindo-se aos prémios, disse claramente que eram "sinónimo de trabalho, palavra que no dicionário aparece antes de sucesso", mas não deixou de afirmar que "os alunos não fizeram mais do que a sua obrigação".

A propósito, adiantou que "quem não ama a língua portuguesa não percebe nada da sua própria identidade" e não deixou de referir-se a alguns desvios, provocados pelas novas tecnologias. Dirigindo-se aos alunos premiados deixou um desafio: "têm a responsabilidade enorme de não deixarem morrer esta língua", que, falada por 250 milhões de pessoas, se constitui em verdadeira Pátria, seguindo o pensamento do poeta Fernando Pessoa. Mas, para manter a língua viva e com raízes profundas é necessária o uso da gramática, "um instrumento ou a música de fundo para chegar à literatura", afinal, a gramática dos afectos" , como referiu Pinto Leite Magalhães.

Matemática da vida. Jorge Guerra, professor de Matemática começou por deixar, desde logo, um desafio: "este é um acto que se poderia repetir em muitos sítios", uma vez que "a cultura da excelência tem de ser praticada nas nossas escolas". Depois, afirmava que a Matemática, que para uns alunos "é fácil" e "ajuda a criar", para outros, é de difícil êxito, porque "dá que pensar", mas a verdade é que esta disciplina faz parte da nossa vida diária, está ligada às nossas necessidades e serve para ao avanço das tecnologias - são as conclusões da longa lição.

Os Premiados. Momento alto foi a cerimónia de entrega de prémios que distinguiu os melhores alunos do 9º ano, no conjunto das disciplinas de Português e Matemática, das Escolas EB 2.3,Oliveira do Bairro, Oiã e IPSB(Bustos) e os melhores alunos do 12º ano da Secundária de Oliveira do Bairro e do IPSB, que trouxe ruidosa claque, nas disciplinas de Português e Matemática, mas separadamente.

Escola EB2.3 Acácio de Azevedo - Maria Rato, Sara Duarte e Soraia Nascimento.

Escola EB2.3 Dr. Fernando Peixinho - Luís Fresco, Rita Rainho e Bruno Araújo.

IPSB- Bustos - João Pedro Rodrigues Carvalho, Mário Nuno Caiado Cunha Ferreira Silva e Ana Sofia Moreira Ribeiro.

Os laureados do 12º ano:

Escola Secundária de Oliveira do Bairro - Ana Rita Oliveira Coelho ( Português), da Piedade, Epinhel, e Carine Alves Silva ( Matemática), Repolão, Oliveira do Bairro.

IPSB - Bustos: Joana Beatriz Carriço Oliveira, (Matemática), da Mamarrosa, e Patrícia Alexandra Oliveira Tavares (Português), do Troviscal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®